terça-feira, 3 de abril de 2007

Azeite vs Azeitona – Produtos tão iguais com conotações sociais tão diferentes




A sociedade em geral, quando se fala de azeite associa-se a algo positivo para a saúde, e quando se fala de azeitona é visto como algo prejudicial à saúde.

Estarão estas ideias correctas ou erradas? Será um mito com fundamento?


Azeitona

Aspectos positivos

A azeitona fruto da oliveira é constituída basicamente por uma pele exterior, de composição celulósica que contem produtos aromáticos e corantes naturais, uma polpa, onde se encontra a grande parte dos ácidos gordos e um caroço que encerra substâncias nutritivas.

É rica em ácidos gordos monoinsaturados e possui diversos minerais na sua composição como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, cloro, ferro, cobre, manganésio e sódio, e vitaminas como a niacina, riboflavina, tiamina, Vit. B6, Vit B12, Vit. E e carotenóides.

Além da gordura monoinsaturada, com todos os seus benefícios, a azeitona é rica em polifenóis (substâncias químicas vegetais que são potentes anti-oxidantes). Ao prevenir as oxidações biológicas, os polifenóis reduzem a formação de radicais livres. Estes, através do dano celular que produzem, são os grandes vilões do envelhecimento e das doenças crônico-degenerativas, como o cancro.

Aspectos negativos

O principal defeito nutricional da azeitona está inerente ao seu método de conservação. Utilizam-se salmouras (água com sal) para aumentar a duração do produto. Tal processo, aumenta muito o teor em sódio da azeitona. Daí a azeitona ter uma conotação negativa.

Azeite

O Azeite provém do esmagamento das azeitonas que foram previamente picadas e amassadas

A pressão aplicada à pasta de azeitonas separa os líquidos, o óleo e a água contida no vegetal, do material sólido. O óleo e a água são então separados por decantação.

Nesta fase é adicionada água à mistura a fim de dar melhor formação à pasta

Isto produz uma desvantagem importante em relação às qualidades benéficas do óleo, porque reduz a quantidade de antioxidantes, que são retirados por esta água.

Em termos gerais o azeite tem a mesma qualidade nutricional que a azeitona.

A conotação positiva em relação ao azeite vem desde a Antiguidade Clássica nomeadamente da mitologia Grega.

O azeite foi chamado por Homero de ouro líquido, e era corrente a crença de que o óleo concedia força e juventude, sendo muito mais que um alimento. Era utilizado como medicamento e cosmético, produzia fascinação e era tido como fonte de bem--estar e poder, tanto que os atletas gregos o passavam sobre o corpo num ritual místico, antecedendo às competições.

Conclusão:

“O azeite faz bem”

O azeite faz bem e traz benefícios, mas em substituição de outras gorduras, principalmente das gorduras animais. Não tem colesterol e é rico em ácidos gordos monoinsaturados, levando a um menor risco de aparecimento de placas de ateroma nos vasos sanguíneos e contribui para a diminuição de doenças cardiovasculares.

“As azeitonas fazem mal”

A azeitona faz bem e trás benefícios à saúde idênticos ao azeite, mas como em tudo na vida, a moderação é a palavra de ordem. Não se deve exagerar o consumo devido ao seu alto teor de sódio, proveniente do método de conservação.


12 comentários:

Anónimo disse...

Este era um tema que me suscitava grande curiosidade, porém ainda não tinha disponibilizado tempo para pesquisar. Obrigado por estares a descodificar mitos tão "entranhados" na nossa sociedade.

Anónimo disse...

Sou viciada por azeitona, principalmente as chilenas e fiquei mais tranquila em saber que não faz tão mal assim

Anónimo disse...

Quais são os azeites que tem Sabor acentudado de Azeitonas?

Anónimo disse...

azeite com um leve sabor de merda

Luis Guerreiro disse...

Gostaria de saber onde encontrou a informação sobre b12 na azeitona.

Obrigado

Unknown disse...

Na escola aprendi que fazia mal e essa ideia ficou... o mito caiu.Estou mais satisfeito pois gosto muito da azeitona Alentejana e curtida por familiares que o fazem muito bem la para os lados de Mertola.

Anónimo disse...

adoro azeitonas verdes mais so´tem um probleminha eu descobri que engorda é ?

Anónimo disse...

eu como muito azeitona tipo umas 5 por dia faz mal

Anónimo disse...

Agora fico aliviada eu gosto muito de azeitona mas preferia não consumi-la por causa do sódio,ela trás muitos beneficios vala a pena consumir com moderação.

Anónimo disse...

Gosto tanto de azeitonas que já fui parar no hospital por causa delas, comi quase um vidro e fiquei intoxicada! :-0

leonor disse...

Obrigada ,já fiquei mais informada e vou comer mais azeitonas ,pois gosto bastante.

Unknown disse...

O PODER DO AZEITE E SUA CURA...



Prezados Amigos

Venho comunicar-lhe de que chegou ao Brasil o mais puro e premiado Azeite de oliva - DOP Casa de Sucçães de Trás-os-Montes - Portugal, o qual já esta sendo comercializado pela Brason Gourmet - Imp. Export. Distrib., Ltda.

Será um prazer fazer-lhe chegar até você este maravilhoso Azeite, a fim de que o possa saborear e enriquecer sua gastronomia, ou até mesmo uma excelente opção para presentear seus familiares e amigos com este conceituado produto Gourmet.

Brason Muito grato pela atenção que nos possa dispensar, agradecendo que nos indique outras pessoas suas amizades que apreciem também um verdadeiro " ouro liquido ".

Obrigado pela Atenção.

esperando sua resposta.

Faça um presente de Natal para quem você Ama...


Walter Siqueira
Comercial
Brason Gourmet Comercio Importação e Exportação Ltda
(11) 4619-1841
(11) 982046557
(11) 970866537
walter.siqueira@brasongourmet.com.br
brasongourmet@brasongourmet.com.br
www.brasongourmet.com.br