terça-feira, 13 de março de 2007

Comer laranja à noite faz mal?

Sabedoria popular


"Laranja de manhã é ouro, de tarde é prata e à noite mata"





Este é um dos mitos alimentares mais difundidos e perpetuados ao longo de muitas gerações, sem saber se realmente existia uma base científica por detrás desta afirmação.

Em termos históricos, A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina.

É da família dos citrinos, e como todos os restantes membros desta familia, a laranja destaca-se em termos nutricionais pelo seu elevado teor de vitamina C (48 mg/100g).

Desmistificação do provérbio popular

A laranja como é um fruto amplamente consumido em Portugal, é também por isso, considerado um bom fornecedor de vitamina C.
Em síntese,a vitamina C tem três principais funções:

(i) Hidroxilação do colagénio , a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos;

(ii) Poderoso antioxidante sendo usado para transformar os radicaid livres de oxigênio em formas inertes.

(iii) Síntese de algumas moléculas que servem como hormonas ou neurotransmissores.

Todas estas funções provocam uma "excitação" do organismo. Existem estudos que demonstram uma relação entre a acção antioxidante da vitamina C e um ligeiro aumento da pressão arterial, provavelmente, a causa da tal "excitação".

Conclusão:

A laranja à noite não mata, apenas ocorre um efeito estimulante no organismo que acontece a qualquer hora do dia, não havendo provas científicas de que este provoca perturbações específicas à noite.

Os antigos não tinham acesso a tal informação, por isso, penso que o provérbio surgiu como uma medida de preventiva de saúde, devido à falta de informação existente na altura.





19 comentários:

Elisabete & Filomena disse...

Qual é o idoso que aceita comer uma laranja como sobremesa ao jantar?
Excelente tema! Infelizmente há ainda muitas crenças por desmistificar.
Deixamos uma sugestão: o azeite tem geralmente uma conotação bastante positiva e a azeitona não. Porquê, se o azeite não é mais do que o produto resultante da extracção mecânica da azeitona?
Ficamos a aguardar novas "desmistificações"...

Pedro Graça disse...

Caro Ricardo,

A área de trabalho é muito interessante. Faltam é os posts, venham mais, para comentar e aprender mais.

Sergio Corrêa disse...

Comer banana de noite faz mal?

Grato Sergio Correa
sergiodealmeidacorrea@gmail.com

Anónimo disse...

Eu também nunca acreditei muito nisso...mas comi ontem à noite 2 laranjas e hoje acordei maldisposto com um arroto a cheirar mal, julgo que me deve ter parado a digestão...

Pode variar com organismo, mas pessoalmente comecei a apoiar esse "mito"

Anónimo disse...

e beber fanta d laranja a noite tb faz mal?? e sumo d laranja natural?? e pôr perfume com extractos d laranja a noite??

Credulo disse...

A vitamina é para ser comida antes das refeições e nao em cima.. dai a lógica de a vitamina não ser benéfica ao fim do dia, após o teu organismo (fígado) ter ingerido os devidas refeições. Isto porque se acabas de acordar o teu organismo vai precisar dessas vitaminas para durante as próximas horas do dia essa vitamina fazer o transporte de todos os restantes nutrientes que ingeres. Se for ao contrário não irá com certeza a favor do nosso organismo.
Não digo que mate assim do nada, mas é claro que pode matar, casos de excesso de fadiga, muitas horas sem dormir, ou problemas cardíacos, podem ser fatais se após comidas as laranjas se dormir. O corpo repousa, e as vitaminas ficam acumuladas no fígado e estômago, sem que haja movimento, é extremamente perigoso. Se já comeu e nao lhe fez mal, tome atenção com a brincadeira, porque pode-se tornar séria.. Muitos têm o acidente de viação num sitio onde já lá tinha passado um cento de vezes sem nada acontecer..

Anónimo disse...

Diz-se que a laranja à noite mata porque antigamente havia poucas laranjas. E quem as não tinha roubava-as das laranjeiras de quem as tinha. Quem as tinha guardáva-as, muitas vezes com uma arma de fogo. E quem roubava poderia morrer se levasse um tiro. Daí surgiu o dito de que a laranja, à noite, mata.

Anónimo disse...

lol...sempre ouvi isso, mas hoje vou ter de fazer a experiencia mesmo k por necessidade...tou com um ligeiro ratinho no estomago, infelizmente so tenho tangerinas e...bem, amanha eu venho contar o k aconteceu!!!

Maycon Rockers disse...

Eita...Comi 3 laranjas agorinha O.O

Anónimo disse...

A razão de este mito é bem real e é para proteger as crianças ou quem bebe LEITE antes de deitar!!!!!!!!!!Se comer laranjas e depois for beber leite pode causar uma congestão do estomago que pode ser mortal se acontecer durante o sono!!!!

Anónimo disse...

Faz mal sim, muito mal a ciência prova fazendo pesquisas, mas santidades e pessoas mais velhas que são muito mais sabidas e conhecedores da vida sabem também, é necessário um novo olhar para a medicina os médicos são sabem tratar, curar de dentro para a fora e sim recolher a doença dentro do organismo.

Então não pensem que é mito pois não é.

Anónimo disse...

Com tudo o que li, resta concordar com o facto do mito ser perpetuado e associado ao hábito de se beber LEITE à noite antes de deitar...

Espirito disse...

Adorei o artigo!

Cumprimentos!

Televisão pereira disse...

A laranja e fonte de vitamina c . E por isso excitante, dai o provérbio: de manhã e ouro porque nos desperta os sentidos ficamos energéticos
para enfrentar o dia de trabalho ou estudo. A tarde e prata porque já não precisamos tanto de estar despertos e a noite mata porque efetivamente se comermos estamos novamente cheios de energia e acaba por nos matar o sono.

nsilva disse...

Sempre comi laranjas à noite e nunca me aconteceu nada. Por isso é tudo nentira.

Anónimo disse...

Eu fiz essa pesquisa exatamente porque ontem comir laranja a noite antes de dormir e acordei com uma dor no estômago muito forte.

Mozaico disse...

Frutas devem ingeridas antes das refeições. Se ingeridas após as refeições elas entram em processo de fermentação, causando o que você sentiu.

Unknown disse...

Sempre como laranjas a noite e sou muito esperto a noite hehe

Unknown disse...

Igualmente comi laranja e deitei, acordei com dor de estomago, pro via de dúvidas fico com os antigos.