segunda-feira, 12 de março de 2007

Os iogurtes com esteróis vegetais resultam?




Os iogurtes com adição de esteróis vegetais hoje em dia são comuns no mercado e do conhecimento da maior parte da população.

Será que resultam na diminuição do colesterol?

Resposta:


Diminuem o colesterol somente com o consumo de alimentos com colesterol.

Os esteróis vegetais são eficazes na redução do colesterol exógeno (colesterol que nao é produzido pelo próprio corpo), porque competem pelos mesmos transportadores para entrar no organismo. Os esteróis vegetais quando entram no organismo são rapidamente exportados para o exterior por estes mesmos transportadores.
Assim, enquanto os transportadores estão "entretidos" com os esteróis vegetais menor quantidade de colesterol é absorvida.

Conclusão:

Se o iogurte for tomado isoladamente, só reduzirá o colesterol do próprio iogurte, que se considera pouco significativo, então, pode dizer-se que:

O iogurte consumido isoladamente nao tem valor em termos de redução do colesterol.

Estes realmente têm significado na redução do colesterol quando são consumidos instantes antes ou após, uma refeição com niveis elevados de colesterol.


Nota: As entidades comerciais, quando promovem o produto, não dão esta percepção da realidade, apenas dizem para "beber um por dia" não explicando quando e como resulta.

2 comentários:

Aparecida disse...

Adorei saber desse detalhe, sobre o esteróis vegetal na alimentação.Pois ficou bem claro q n funciona do jeito q a industia diz, pena q a maioria das pessoas n tem esse curiosidade de pesquisar para n fica enganada.
Parabens.

Anónimo disse...

agradeço esta informação.tomava sempre de manha um pensando que assim reduziria o meu colesterol.Penso que nas embalagens deveria haver esse pormenor de toma para o consumidor poder usufruir corretamente deste produto