sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Mito ou verdade: Pão torrado emagreçe?

O pão torrado em casa não é mais que o aquecimento do pão, onde ocorre dois grandes factores:

(1)Desidratação do pão

(2) Reacção de Maillard

(1) A desidratação é somente a diminuição da quantidade de água no pão, dando-lhe uma textura mais rija e estaladiça

(2) Reacção de Mailard é uma reação química entre um aminoácido ou proteína e um hidrato de carbono reduzido, obtendo-se o "flavour" e cor acastanhada, característicos do pão torrado.

O esclarecimento é apenas para o pão que se torra em casa. Não para o pão torrado industrialmente.

Conclusão:

Na desidratação não existe perda de nutrientes,ocorre apenas e só, diminuição do teor de água e esta não tem valor nutricional.

Na reacção de Maillard existe uma perda pouco significativa de nutrientes.

Logo....O valor nutricional de uma fatia de pão é igual ao do pão torrado.

O mito é falso !!!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso julgava que fosse verdade...fiquei surpreendido...abraço

Anónimo disse...

Boas,
Caro ricardo, durante as minha saidas nocturnas com os meus amigos calhou algumas vezes cair piriscas de tabaco dentro de um dos finos. Todos me disseram que se eu bebesse o fino com elas o efeito do alcool iria ser muito superior. Será que é verdade?
Obrigado desde ja pela resposta e parabens pelo seu blog que é muito interessante..

Anónimo disse...

Bom site, sim senhor!
Ajudou-me num trabalho de ciências naturais...

Irmão disse...

Há muito que já tinha visto este artigo mas nunca tinha reparado num erro que existe no título...então numa palavra cuja letra que se segue ao "c" é a letra "e" coloca-se "ç"??? :P

Anónimo disse...

Não sei como posso deixar-lhe questões, mas a única maneira que me apercebi foi esta.
Tenho uma pergunta, sobre comer pessegos à noite. Ouvi dizer e já levei sermão sobre estar a comer um pessego à noite. Disseram-me que o pessego torna-se indigesto quando comido pouco antes dir dormir.
Eu n acredito mto, mas qdo me apetecer comer pessego á noite, quase k tenho de o fazer às escondidas pk sem uma contra-argumentaçao cientifica sobre o assunto o mito vence sempre!:S

Obrigado e fico a aguardar pela sua explicaçao!

Teresa Vila Coelho disse...

Os meus parabéns pelo blog colega, está extremamente interessante, claro, conciso e directo. Utilizou linguagem bastante acessível ao "comum dos mortais" e fundamentou de forma brilhante os seus argumentos.
Como nutricionista vejo-me imensas vezes ser "atacada" por uma enchente de perguntas sobre mitos alimentares pelo que a pesquisa sobre o assunto é constante.
Só tenho pena que na faculdade não haja uma cadeira dedicada inteiramente a este tema, penso que seria muito interessante.

Cumprimentos,
Ana Coelho

Jonas disse...

Seu o mito é falso, então é verdade?

Liane Rosário disse...

Olá Ricardo, obrigado pela informação.
Quero esclarecer umas duvidas em serem "mitos". Comer laranja à noite; comer laranja e depois beber leite ou vice-versa; beber leite e depois beber água e vice-versa; comer melancia e depois beber vinho tinto ou vice-versa. São alguns exemplos de acções que várias pessoas me disseram que causam indisposição, vómitos ou até diarreia. Já ouvi estas coisas por várias vezes, porque lhes aconteceu ou aconteceu a alguém que conheciam, nunca me aconteceu ficar mal-disposta ou sofrer consequências de nenhuma das situações que referi, e já fiz todas elas. Portanto gostava de perceber se isto é verdade ou mito e, sendo mito porque acontece a algumas pessoas? Será predisposição psicológica, como ja ouviram dizer que faz mal, sentem-se mal.
Obrigado pela atenção
Espero a resposta,
Liane Rosário