sábado, 27 de outubro de 2007

As águas com fibras solúveis resultam na diminuição do apetite?

Antes de mais, quero agradecer ao visitante Patrick a sua questão, que considero pertinente.

As águas "aditivadas" existentes no mercado,(cujo nomes comerciais não devo referir, por razões éticas e profissionais), com fibras solúveis são cada vez mais abundantes.

Este tipo de bebida, consideradas "águas", contém fibras solúveis na sua composição, que supostamente, ajudam na diminuição do apetite.

As fibras solúveis ajudam na diminuição do apetite, mas esta diminuição é muito pouco significativa em termos fisiológicos.

Os estudos apresentados por essas marcas, realmente comprovam a eficácia das fibras, mas esquecem-se de explicar o grau de saciação que estas provocam.

Para isso vou explicar usando exemplos:

O grau de saciação dessas águas é muito inferior ao grau de saciação de uma maçã.

A saciação que estas bebidas provocam; em termos fisiológicos é muito reduzido, mas em termos psicológicos o seu efeito poderá ser maior do que realmente exerce.

Em termos mais técnicos, as fibras podem dividir em: solúveis e insolúveis. As que realmente provocam um grau de saciação elevado e que são recomendados pela Organização Mundial de Saúde, são as fibras insolúveis.

Estas encontram-se principalmente nos hortofrutícolas (frutas, hortaliças e legumes) e nas leguminosas . A sua acção é muito benéfica ao organismo, tanto no controlo do trânsito intestinal, bem como, na redução do apetite.

As fibras solúveis, a sua acção é muito inferior, a nível académico realmente existe, mas a nível prático, não tem comparação possível com as fibras insolúveis.

Por isso, é preferível o consumo de fibras insolúveis para a redução do apetite, como por exemplo o consumo de uma peça de fruta pouco antes da refeição.

Em termos científicos o mito é VERDADEIRO !!!! Em termos práticos, o resultado dessa saciação poderá não será o que as pessoas esperam desses produtos.

4 comentários:

Patrick disse...

Antes de mais gostaria de agradecer por esclarecer a minha dúvida.E agora gostaria de colocar uma questão que certamente preocupa muitos adolescentes e não só.O chocolate faz borbulhas tipo as de acne?
Abraço

Anónimo disse...

Caro Ricardo,
Gostaria de fazer-lhe algumas perguntas acerca de um assunto não relacionado a mitos alimentares, mas certamente algo em sua área de conhecimento. Haveria a possibilidade de conversarmos via e-mail?

Meu e-mail é: billgattosrj@yahoo.com.br

Cordialmente
Marcelo Oliveira - Brasil

Gisele Severo disse...

Ricardo, descordo com tua afirmação quanto as fibras solúveis. As fibras solúveis são tão ou mais importantes que as insolúveis. Vale lembrar que a fonte de alimentação dos enterócitos se dá pela fermentação das fibras solúveis no cólon, ou seja, elas promovem o balanço da flora intestinal através do seu efeito prebiótico, podendo ser administradas em pacientes com diarréia. Alguns exemplos (FOS, inulina, goma arábica).
Sou nutricionista há mais de 10 anos e tenho uma experiência clínica muito satisfatória com o uso dessa fibra com função terapêutica tanto para saciedade quanto para normalização do trânsito intestinal.
Se tiver interesse, entre em contato comigo, pois posso fornecer artigos científicos comprovando minha afirmação.

Att
Gisele - nutri.gi@hotmail.com

Ricardo Carvalheiro disse...

Dr. Gisele Severo

Não era minha intenção dizer que as fibras solúveis são menos importantes que as fibras insolúveis. Ambas são importantes e devem estar preentes numa alimentção saudável.

Agora particularmente, na redução do apetite, existe uma grande diferença.

Os estudos,artigos científicos que li, referem que as fibras, de facto,diminuem o apetite.

Os resultados e conclusões obtidas são que as fibras insolúveis diminuem significativamente o apetite, enquanto que as fibras solúveis não são tão eficazes, sendo até insignificativo a sua acção neste aspecto.


Se tiver algum artigo ou estudo que diga o contrário,agradecia que me o disponibilizasse.

Obrigado pela sua questão