quinta-feira, 12 de julho de 2007

Será perigoso comer um gelado durante a digestão?

Mais uma vez, meu caro leitor, obrigado pela sua pergunta.

Existem dois tipos de gelados:

(1) Constituídos por água, açúcar e corantes, ou eventualmente por sumo (muito raros)

(2) Constituídos por natas, açúcar, e água.


Este mito tem sua origem num acontecimento peculiar:

Antigamente as pessoas não tinha dinheiro suficiente para comprar um gelado aos filhos, sendo esta frase, uma maneira de não ficarem tristes por não comerem um gelado.


Em termos técnicos, a ingestão de um gelado a seguir a uma refeição, pode provocar mal estar abdominal e retardar a digestão.

A explicação provem de dois factores:

(1) temperatura muito baixa do gelado

(2) presença de natas no gelado.


A temperatura muito baixa diminui a quantidade de ácido clorídrico no estômago, aumentando o tempo de digestão que pode provocar desconforto abdominal.

A presença de natas no gelado aumenta o tempo digestão, devido à sua elevada taxa de gordura na sua composição. A gordura provoca um maior tempo de digestão, não afectando o desconforto abdominal ( a não ser que se coma 3 ou 4 gelados).

Concluindo, o gelado afecta a digestão de dois modos : pode provocar desconforto abdominal e aumentar o tempo de digestão.

Por isso, pode se dizer que o gelado é desvantajoso para a digestão, mas não implica sintomas muitos graves. A digestão não deixa de acontecer ao ingerir um gelado.


Se a pergunta fosse "Será desvantajoso comer um gelado durante a digestão?, seria verdadeiro.

Para a pergunta : Será perigoso comer um gelado durante a digestão? é falso.


O mito é FALSO !!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Ricardo, sou estudante de gastronomia no Brasil e estou fazendo especialização com artigo cientifico em Mitos e Tabus alimentares.
Gostaria de obter um contato maior com o seu conteudo.
Se puder me mandar material ou contato .
Meu email: caio132@hotmail.com

Desde já agradeço.

Unknown disse...

Ricardo, gostaria de receber informações a cerca das explicações científicas sobre os tabus alimentares, tipo:manga com leite faz mal? não e a explicação q na época dos escravos.....é falso. e sobre os outros tabus da região nordeste.
agradeço deste já.
Emanuela
manu3243@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, sou estudante de Nutrição e estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre Mitos Alimentares.

Se puder me manda algo natylops@hotmail.com

Agradeço!

Ediana disse...

Oi ricardo, meu nome é Ediana faço o curso Tecnico de Nutrição e Diétetica e achei suas respostas bastante entereçante,parabéns...

Anónimo disse...

Ediana, estudante de Nutrição, e escreve entereçante? !!!

Anónimo disse...

Hoje almocei por volta as 13h e fui para a praia. Quando cheguei pus o protetor e esperei um pouco e fui à agua. A agua tava fria, e fiquei a tremer dentro e fora por bastante tempo. Horas se for preciso. Depois, aliviou e fui comer um gelado, aqueles soleros novos, tipo smothie , em gelo com pedaços de morango. Pronto. E depois fui embora e mal entrei no carro comecei a sentir me enjoada com dores na barriga. E vomitei dentro do carro e quando cheguei a casa vomitei mais 3x tudo o que tinha comido. Agora estou melhor. Mas gostaria de saber melhor o que provocou.

Kamylla disse...

Seu corpo estava quente visto que estava ao sol e tinha acabado de comer a digestão demora cerca de 2,5 /3 horas a fazer o seu corpo estava quente e água fria logo houve uma grande diferença de temperatura muito rápido o que pode parar a digestão e fazer vomitar etc