quinta-feira, 12 de julho de 2007

Será perigoso comer um gelado durante a digestão?

Mais uma vez, meu caro leitor, obrigado pela sua pergunta.

Existem dois tipos de gelados:

(1) Constituídos por água, açúcar e corantes, ou eventualmente por sumo (muito raros)

(2) Constituídos por natas, açúcar, e água.


Este mito tem sua origem num acontecimento peculiar:

Antigamente as pessoas não tinha dinheiro suficiente para comprar um gelado aos filhos, sendo esta frase, uma maneira de não ficarem tristes por não comerem um gelado.


Em termos técnicos, a ingestão de um gelado a seguir a uma refeição, pode provocar mal estar abdominal e retardar a digestão.

A explicação provem de dois factores:

(1) temperatura muito baixa do gelado

(2) presença de natas no gelado.


A temperatura muito baixa diminui a quantidade de ácido clorídrico no estômago, aumentando o tempo de digestão que pode provocar desconforto abdominal.

A presença de natas no gelado aumenta o tempo digestão, devido à sua elevada taxa de gordura na sua composição. A gordura provoca um maior tempo de digestão, não afectando o desconforto abdominal ( a não ser que se coma 3 ou 4 gelados).

Concluindo, o gelado afecta a digestão de dois modos : pode provocar desconforto abdominal e aumentar o tempo de digestão.

Por isso, pode se dizer que o gelado é desvantajoso para a digestão, mas não implica sintomas muitos graves. A digestão não deixa de acontecer ao ingerir um gelado.


Se a pergunta fosse "Será desvantajoso comer um gelado durante a digestão?, seria verdadeiro.

Para a pergunta : Será perigoso comer um gelado durante a digestão? é falso.


O mito é FALSO !!!

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Piri-piri ou comidas picantes são afrodisíacas?

O piri-piri é um potente vasodilatador, ou seja, aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, diminui a tensão arterial, proporcionando uma melhor circulação sanguínea temporária. Perante estes efeitos, como a circulação está beneficiada, toda a actividade, incluindo a sexual é beneficiada.

Contudo não se deve entrar em exageros porque com o consumo excessivo de piri-piri, pode eventualmente provocar paragens cardíacas e hemorróidas.

As comidas picantes levam piri piri na sua confecção, logo a explicação é idêntica !!!

O mito é VERDADEIRO!!!

Cerveja preta é afrodisíaca ?

Este post vem ao encontro da dúvida de um nosso leitor intitulado Forneiro.

A pergunta é pertinente e ainda bem que levanta esta questão, na qual tenho todo o gosto em responder.

Este mito é particularmente interessante, sobretudo no sexo masculino !!!

A cerveja preta, tem a sua cor escura, devido a possuir maior quantidade de lúpulo.

Tem-se difundido ao longo de gerações que a cerveja preta ajuda na obtenção de erecções. Por isso, a maioria das pesssoas pensam que é uma bebida afrodisíaca.

Se bebermos em quantidades moderadas, equivalente a 475 ml por dia, existe um efeito vasodilatador causado pelo álcool ajudando na erecção do pénis. Em relação ao lúpulo, este tem o efeito totalmente contrário, ou seja, é um vasoconstritor seja qual for a quantidade de cerveja preta ingerida !!!

A cerveja preta é ANAFRODISÍACA, devido ao seu alto conteúdo de lúpulo, que é um vasoconstrictor logo dificulta a erecção do pénis, com a adicionante de ser uma bebida alcoólica, e o álcool quando se bebe mais que a quantidade moderada, passa de vasodilatador para vasoconstritor !!!!

Como normalmente as pessoas não bebem apenas 475 ml de cerveja preta, esta mistura de lúpulo e álcool existente na cerveja preta, não ajudam em nada a obtenção de erecções, antes pelo contrário, diminui a sua taxa de sucesso.

O mito é FALSO !!!